domingo, 1 de fevereiro de 2009

TEM UMA PROPINA AI????


É, se tem uma coisa na Cidade do México que ñao dá pra ñao notar, e ñao passa desapercebido é habito de se pedir caixinha...pra tudo!

Aqui caixinha é "Propina", pra nós no Brasil propina é algo mais sério, tipo quando o policial ou um político pede uma grana pra fazer um favorzinho.

Aqui é assim, chegou no aeroporto, vc. vai ver um senhor muito amável que vai pegar sua bagagem , ou melhor, vai arranca-la da sua mao pra te ajudar, e tem outro que vai oferecer-lhe imediatamente um taxi....Nao é bondade, nem cavalheirismo, é puro comercio. O cara que carregou sua malinha ou o seu malao, vai te pedir uns 40 pesos quando chegar ao taxi.

As vezes fica na dúvida e acho que 90% da hospitalidade mexicana é puramente comercial.

Fomos em um bar ótimo no sábado, que alias ele merece um capitulo á parte, e que quando fui ao banheiro havia uma senhorinha muiro simpática sentadinha em uma cadeira.

Ela abriu aporta do banheiro pra mim, quando sai, ela abriu a torneira e me estendeu uma toalha de papel....quando eu sequei a mao e ia jogar a toalha no lico, ela o pegou antes que eu jogasse...

Muito boazinha, mas tinha uma grande caixa na pia"gracias por sua propina"....

Noa sei se é a idéia que a palavra propina remete aos brasileiros, mas me sinto enganada....

Nao tinha ido com bolsa no banheiro, mas quando fui da segunda vez (isso é inevitável quando as mulheres tomam cerveja) me senti obrigada a levar uma moeda.

Os Garcons aqui sao um caso á parte. Sao extremamente solicitos, e uma coisa que me deixa, e aos meus colegas tb. muito PE da vida é a mania de tirar tudo.

Se vc. demora um pouco com o pratinho de pao.....puft...ele desaparece, sua coca esta meio aguadinha por causa do gelo? puft...lá vem ele e leva, vc. acabou de dar a ultima garfada no prato, o cara já esta ali ao lado, perguntando ou as vezes nem perguntando se pode tirar!

Dá ultima vez, resolvemos fazer um teste em um outro bar tipico...eu e a Paula colocavamos um guardanapo amassadinho ao lado do prato e comecamos a contar...1,2,3,4....puft ele sumia!kkkkk

Eu agarrava as cumbuquinhas de molho e a tijela de pao.....ESSA VC. NAO LEVA!!!kkkkk

E tudo isso pq. no final vc. tem que deixar a propina do garcon....

A propina da camareira do hotel, que alias se vc. perguntar seu nome tem sempre o mesmo sobrenome....Lurdes para servir-lhe! Maria para servir-lhe....etc....

Aqui temos um problema, os trabalhos mais simples tem um salario muito baixo, eles praticamente sobrevivem da propina, e isso é uma coisa que teremos que nos acostumar.

Mas é um gasto que a gente tem que calcular no final do mes, como a luz, a agua...

Onde tivemos que dar propina ate agora que eu me lembre...no aeroporto, no taxi, com o porteiro do hotel, o cara que leva malas, o cara que entrega a comida, o garcon do cafe da manha, o garcon do almoco , da janta, a guia turistica, o engraxate, a a manicure, o cabeleireiro, o carinha que empacota as compras...TUDO...

Entao quendo vierem ao Mexico, separem umas moedas e saibam que isso aqui é cultura...apesar de estranho e irritante para nós, é extremamente normal e essencial para eles!!!

E por falar nisso, já que vc. ficou lendo até agora...tem uma propininha pra mim ai??????

Um comentário:

  1. Vicky, aqui é igualzinho. Até no salão! Fiquei indignada no início, mas te garanto, a gente se acostuma. E o nome por aqui é igualzinho: propina.
    Beijo!!!
    Mi

    ResponderExcluir

Já que você chegou até aqui, que tal deixar um comentário, recadinho ou um oizinho basico....